top of page

Dinâmica da latinha das Emoções

  • Foto do escritor: Colégio Porto Santista
    Colégio Porto Santista
  • 6 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura



Saber reconhecer suas próprias emoções e, principalmente saber reconhecer as emoções de outras pessoas, é de fundamental importância para a construção de habilidades sociais como empatia, amizade, respeito etc. 

Sabemos o quão difícil está se tornando a convivência afetiva comportamental nas escolas, muitas ações ruins tem acontecido e prejudicado a aprendizagem dos alunos e consequentemente o trabalho dos educadores, por este motivo professores procuram incorporar a cada dia ações dinâmicas que possam contribuir para o bom desempenho da sua turma, tanto na aprendizagem, quanto na convivência com o próximo.


Objetivo da Latinha: Estimular os alunos a externar sentimentos que dificultam sua concentração em sala de aula, atritos com colegas e desestimulo em realizar as atividades propostas.

Como desenvolver a dinâmica em sala de aula?

A proposta será apresentada aos alunos, como subsídio para a construção do diálogo em sala de aula. 

A latinha será usada a medida que a turma apresentar comportamentos que resultem em incômodo, falta de aplicação do planejamento em virtude de conversas paralelas, palavrões, preguiça, desestimulo, tristeza, falta de confiança, bulling e autoestima baixa dos alunos.

O professor deixará a latinha exposta visivelmente na sala e organizará uma roda de emoções. O aluno q se sentir à vontade poderá abrir a latinha, escolher uma das tarjetas das emoções ou carinha (símbolos de apoio emoji) que represente seu sentimento naquele dia. Ele poderá ou não conversar sobre o assunto. (esta escolha é única dele) ou simplesmente poderá mostrar a tarjeta sem falar nada. Com isso o professor entenderá que o aluno compartilhou uma experiência externa e algo foi sinalizado como pedido de ajuda, com base neste entendimento, tentará ajudá-lo. Como: conversando a sós, intervindo através dos pais, levando a informação para a coordenação da escola, ou simplesmente organizando um debate sobre o assunto para toda a turma.

Público Alvo:

A dinâmica pode ser usada por todos os professores, independente da série/turma que lecione. 


Material extraído do site www.ensinandocomcarinho.com.br





 
 
 

Colégio Porto Santista, em Santos, SP

UNIDADE 1 - R. Barão de Paranapiacaba, 234 - Tel.: (13) 3232.7713 - Santos/SP

UNIDADE 2 - Av. Bernardino de Campos, 137 - Tel.: (13) 3222.3846 - Santos/SP
 

E-mail: atendimento@colegioportosantista.com.br 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© Administrado pela ASSECOM

Todos os direitos reservados 

bottom of page